segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Eu disse: “Sim”!


                Vida de casada/o não é fácil, mas faria tudo de novo!
              Eu disse sim a uma nova etapa da minha vida, às novas conquistas, novas experiências. Eu disse sim ao amor, ao diálogo, à compreensão, à união e também à família. Mas, eu também disse sim a certos desentendimentos, à faxina – nem sempre rs... –, ao orçamento familiar. É como dizer um não à liberdade que se tinha antes, mas, também, é dizer um não à cama de solteiro.
                Chorei durante algumas noites depois que me casei – sério!!! Era como se a casa dos meus pais não fosse mais minha, entretanto, a minha era um local estranho. Eu estava sem lugar. E é horrível sentir isso!!! Mas passa...
                Não existe fórmula milagrosa para um casamento dar certo. São algumas regrinhas de convivência que os dois constroem com o tempo, e varia muito de casal para casal. Por isso, o diálogo é fundamental!
                Tem uma visitinha que insiste em aparecer: a rotina! Mas, a rotina não é privilégio do casamento. Tudo que dura um tempo considerável está propenso a “cair na rotina”. O jeito é inovar! Buscar alternativas que saiam da “mesmice”. Acampar, sair com os amigos – a convivência com outros casais é muito válida –, preparar um café da tarde no jardim, apimentar a relação... Enfim, buscar meios para trazer a “paixão”, o “encantamento” de volta. Nunca é como no começo, o flerte, a palpitação, a empolgação. Depois, se torna algo mais sério, que também tem seu charme, e muito mais valor – é o que nos diferencia dos outros animais.
                É interessante perceber como os casais são diferentes. Por exemplo, na minha casa, o dinheiro de um é do outro – lado bom: controle financeiro; lado ruim: interesses individuais nem sempre “rolam” –, enquanto outros casais gostam de pagar as contas fixas e cada qual fica com o seu salário. Como eu não vivo e não como sozinha, e a casa não é só minha, é dever do meu marido ajudar na limpeza, no almoço... Já algumas mulheres preferem cuidar pessoalmente dessas obrigações – ou, alguns homens não percebem que a história de “compartilhar”, é compartilhar tudo!
             Muitos ainda conservam o pensamento de que o casamento é pra sempre. Não concordo! Se acabar o respeito, o amor, a felicidade, a cumplicidade, não acho saudável ir em frente.      Tentar resgatar o que uniu o casal é válido. Viver de lembranças, não. Então, é bom fazer alguma coisa enquanto é tempo, enquanto ainda há esperança. Repito, o diálogo é a base para o entendimento. Um casal que não conversa, não se entende.
                  Os solteiros dão mil motivos para não se casarem.
                Darei um motivo que já me faria dizer o sim novamente: Chegar em casa – na minha casa! Porque depois que casamos, compreendemos que a casa na qual morávamos, por melhor e mais aconchegante que fosse, foi construída, comprada, planejada, por outros dois sonhadores, nossos pais... estávamos lá de passagem, e é assim que deve ser – e saber que o que aconteceu durante o dia não significa nada comparado a ter alguém me esperando para me ouvir e tentar me entender. Alguém que minimiza as coisas ruins e comemora as boas. “É a certeza que se tem para onde voltar”!

19 comentários:

  1. Adoreeeeeeeeeei!
    Concordo mt com td isso...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Andrea... vc, q é casada há mais tempo e tem uma família linnnda, sabe melhor do q eu como o diálogo, a paciência, o respeito e a "inovação" têm q fazer parte do nosso dia a dia!!! heheh
    Que bom q gostou!!!
    beijosssssssssssss pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  3. Que liiiiiiiiiindo!
    Embora tudo que vc tenha escrito já fosse de meu conhecimento tenho que dizer que o seu jeito de escrever, ou melhor, de concretizar em letras seus sentimentos, é ÚNICO, ENVOLVENTE e repleto de TALENTO. Admiro muito vc, viu?!
    Beijos

    Keninha

    ResponderExcluir
  4. que lindo O Q VC ESCREVEU pra mim!!! e vc sabe q a reciproca é verdadeira!!! vc é uma das pessoas mais talentosas e criativas que eu conheço =]
    beijos, rimã!!! e parabéns pela sua família (q tbm faz parte da minha), q é linda!!!

    ResponderExcluir
  5. Que fofo, milga....é muito bom ver que ainda existe pessoas assim como você, pessoas que não vivem de ilusões ou esperando que a vida seja um conto de fadas...
    É uma delícia encontrar você e o Thiago...vocês transmitem o que realmente você escreveu...e conviver com pessoas maduras em relação ao casamento faz muiiito bem...Quando encontro vocês saio com uma sensação muito gostosa (de amizade, amor, companheirismo, etc...)Espero do fundo do coraçao que essa relação de vocês seja ``eterna``... te adoro e vc sabe disso!

    ResponderExcluir
  6. pois é o mesmo q desejo a vc e ao rodrigo!!! é muitooooo bom estar com vcs (e com o bernardo tbm, é claro!) temos q nos encontrar mais vezes!!!

    e casar esperando um conto de fadas, não tah com nada!!! heheh é a vida real, não é brincar de casinha, neh!? tem altos e baixos, o importante é q os "altos" sejam mais constantes q os "baixos", e isso depende dos dois =]

    beijos, milgaaa... obrigada por tudo e, principalmente, por ser minha amiga queridaaa!!!

    ResponderExcluir
  7. Ah adorei Mara...quantas e quantas vezes me vi chorando pensando que não iria me adaptar a essa etapa da minha vida, mas passou ta...hj me vejo muito mais feliz, e quando estou longe de casa (da minha casa!)sinto que estou fora do meu "plano",e como vc mesma disse, como é bom voltar pra casa né?
    E viva ao diálogo!!!! Salva um vida!!!
    Que vc seja sempre tão feliz como eu sou no meu casamento...
    Gabrielle Torres

    ResponderExcluir
  8. obrigada, gabi!!!
    espero que você seja cada vez mais feliz com o douglas, vcs formam um casal e tanto!!!
    ah! e é ótimo voltar pra "casa", sim... parece q a gente nunca vai se acostumar, mas a "casa da gente" é um lugar vicioso hauahuahu
    beijosssssssssss e obrigada mais uma vez... adorei sua visita e seu coments aqui!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, não a conheço, mas gostei demais!!! e concordo com quase tudo, menos com que casamento não é pra sempre, mas entendi o seu ponto de vista, foi um prazer...

    ResponderExcluir
  10. "a casa na qual morávamos, por melhor e mais aconchegante que fosse, foi construída, comprada, planejada, por outros dois sonhadores, nossos pais... estávamos lá de passagem, e é assim que deve ser"
    Curti DEMAIS!

    ResponderExcluir
  11. Lucimar...
    Obrigada pela visita e q bom q vc gostou! Volte sempreeeee =]

    Felipe...
    É a pura verdade, neh!? me achava dona da casa tbm, mas na realidade era um generoso empréstimo, com muito amor heheh
    fico feliz por ter curtido!!! e felicidades nessa nova etapa da sua vida tbm =]

    ResponderExcluir
  12. Meu Amor, muito bem, adorei seu texto como sempre, mas não por ter sido você quem o escreveu e sim pq seus textos sempre são ótimos, parabéns por mais este. E completando, eu adoro chegar em casa e ver minha empregada lá, ops quer dizer esposa. hehehehehehe

    ResponderExcluir
  13. thiago, vc tá feito de empregada, hein!? kkkkkkkkkkkk
    vida, obrigada pelo incentivo de sempre...
    te amoooo!!!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom Mara! Sua crônica poderá servir de aula para as suas colegas e demais leitoras solteiras. Parabéns pelo texto! Abração!

    ResponderExcluir
  15. Parab�ns,
    Excelente texto, como sempre a escolha do tema foi perfeita, e voc� escreve muito bem. Um abra�o

    ResponderExcluir
  16. valeu, Rosana... q bom q vc gostou!!!
    abraços.... =]

    ResponderExcluir
  17. Muito bom seu texto, você sabe usar as palavras certas para descrever o que sentimos! Concordo com vc, também faria tudo outra vez...

    ResponderExcluir

Compartilhar "pontos de vista" é sempre engrandecedor. Obrigada pela visita e volte sempre!