segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Deus, bíblia, religião.

           Vivemos em uma sociedade regida por valores, alguns bons, outros nem tanto. Muitas pessoas acreditam que Deus seja a salvação do mundo, não estou aqui para discordar disso, mas para refletir: Em que Deus acreditar? Naquele preconceituoso que discrimina os homossexuais? Ou, então, no que nos castiga quando cometemos um “pecado”? É essa fé a que mais encontramos em nosso meio. A que nos deixa com medo dos nossos atos.
    Acreditar em Deus por acreditar, para mim, é ser cego, e foi Ele quem nos deu a razão. Usemo-la!
            É importantíssimo ter em mente que a bíblia foi escrita por homens! E aceitar este fato! Homens como eu, como você! E, nenhum conviveu com Jesus, portanto, não são testemunhas oculares. Por que acreditar e seguir cegamente um livro que contém tantas tragédias, crimes, punições? Um livro que nos deixa com medo de questionar e ter o famoso “livre arbítrio”? Um livro escrito por “pecadores” como nós? Não sejamos cegos! E, principalmente, não sejamos hipócritas a ponto de seguir o que nos convém na bíblia. Assim é muito fácil!!! “Não posso fazer tal coisa, mas posso me valer de métodos contraceptivos” – segundo a bíblia, você não pode! Aí que vem a questão: O que seguir das escrituras? Quer acreditar e viver da “maneira como Deus quer”, viva por completo, pois o que lhe permite acatar uma ordem e desacatar outra?
                Deus quer que eu siga realmente uma religião? E qual é a certa? Tá, “qualquer uma, o importante é seguir alguma”, é a resposta de muita gente. Mas elas são tão diferentes umas das outras!!! Pela lógica, teria que haver a ideal. Se for a que o meu “coração pede”, ou a que eu me “sinto melhor”... alguém vai pro inferno nessa história, porque existem credos totalmente opostos! Basicamente, se eu for pro céu porque acredito que a minha religião me completa e creio em tudo o que me é passado, tem alguém vivendo contrariamente aos ensinamentos que recebo, por conseqüência, essa pessoa não entrará no céu. Quem sou eu para julgar se “fulano” vive adequadamente ou não? Alguém pode estar pensando que isso não faz sentido, mas quando se usa um pouquinho a razão para pensar em Deus, religião e bíblia, fica muito mais coisa sem sentido. É só não ter medo de se questionar, afinal faz parte da natureza humana!
    E, se o Deus, no qual você acredita, lhe punirá por isso, o meu Deus, me parabenizará por usar o presente que Ele me deu para me diferenciar dos outros animais: o raciocínio!

16 comentários:

  1. Oi, Mara Rúbia. Fiquei muito feliz em conhecer esse seu trabalho e, especialmente, por ver que você apresenta um alto nível de reflexões. Grande abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, professor Zezinho! Eu que fico feliz por vc ter gostado.

    ResponderExcluir
  3. Nossa parece que vi o Joao Ricardo falando quando li este texto.... Amiga vc sabe que torço por vc e tudo que vc faz é maravilhoso assim como vc TE AMO ♥

    ResponderExcluir
  4. Mara,aí vai uma frase para reflexão:
    ‎"A fé necessita de uma base, e essa base é a perfeita compreensão daquilo em que se deve crer. Para crer, não basta ver, é necessário compreender." (Allan Kardec)
    Parabéns pela texto.
    Grande abraço,
    Erick.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Mara Rúbia, pela lucidez de seu texto. Trabalhos assim despertam-nos, sobretudo, para a necessidade do respeito às diferenças no contexto da pluralidade religiosa. 70% das guerras no mundo têm origem religiosa, segundo a ONU, certamente por causa de ideias exclusivistas de muitos religiosos... Relembrando o grande Voltaire: Também "não creio no Deus que os homens fizeramm, mas no Deus que fez os homens". Meu carinhoso abraço, com votos de muito êxito em seus escritos! Luz e paz! Rossano Sobrinho.

    ResponderExcluir
  6. Lilian, Erick e Rossano...
    Obrigada pelo incentivo e pelos comentários!

    ResponderExcluir
  7. É por aí mesmo.
    Religiões são estruturas construídas pelos homens como prédios para abrigarem a humanidade do medo e da insegurança.
    Mas se até os mais altos edifícios podem passar por mudanaças, reformas, abalos e até implosões, quem dirá acerca da abstrata religião.
    Fé não é questão de regras, mas de princípios e valores humanos...

    ResponderExcluir
  8. Com reflexão e sem a cultura religiosa que nos é imposta desde pequenos, conseguimos enxergar um pouco além de nossas fronteiras, que, diga-se de passagem, são bem pequenas!
    Eu também não quero um "Deus" que "muda de humor" de um dia pro outro. Se isto acontece, ele deixa de ser imutável e tudo perde sentido!
    João Ricardo.

    ResponderExcluir
  9. Farley...
    Acredito, sim, q as religiões terão q mudar para continuarem "arrebatando multidões", terão q mudar por necessidade, assim como vêm mudando ao longo da história... mas, enquanto isso vai manipulando, excluindo, promovendo guerras...

    João Ricardo...
    "Eu também não quero um "Deus" que "muda de humor" de um dia pro outro", foi por isso q eu comecei a me questionar... realmente não faz sentido... poxa, Deus é bem humano, se for assim... erra, mata e se arrepende, fazendo novas alianças,
    Esse Deus pregado pelas religiões, eu não entendo.

    ResponderExcluir
  10. Mara Rubia, não sei escrever com destreza ou beleza, ao contrário de você e de outros que já o fizeram no seu blog, mas, também quero te parabenizar por escrever tão bem e expressar seus pensamentos de forma tão clara. Continue assim, te amo. " Joga fora todos os medos de preconceitos servis, sob os quais as mentes dos fracos se curvam. Coloca a razão firmemente no trono dela, e apela ao tribunal dela para todos os fatos, todas as opiniões. Questiona com coragem até a existência de Deus; porque, se houver um, ele deve aprovar mais o respeito à razão que o medo cego." (Thomas Jeferson à seu sobrinho Peter Carr). Thiago Furtado

    ResponderExcluir
  11. Mara achei muito bacana sua visão, parabéns!
    Ao longo da História muitas pessoas usaram de práticas inaceitáveis em nome de Deus e de uma denominação religiosa. E hoje a realidade não é muito diferente, visto que, muitos líderes religiosos utilizam da fragilidade de uma sociedade que busca um consolo para dias de desânimo e tristeza.
    Na nossa própria cidade nos deparamos com muitas denominações diferentes, talves uma explicação seria que o homem não tem buscado em primeiro lugar a Deus e sim um local onde ele é aceito e recebido da forma que melhor lhe convem.Daí se houver algum descontentamento existem várias opções para se conhecer.
    Deus não nos deixou opções religiosas e sim um exemplo de amor incondicional.
    Fatiane

    ResponderExcluir
  12. Concordo, Fatiane!!!
    Há quem acredite q as religiões vivam em paz entre si, mas é só começar a conversa sobre esse tema q se vê rapidinho o preconceito q uma tem em relação a outra, mesmo sendo brando - se é q exista preconceito brando.
    É um achando q está mais certo q o outro, q conhece Deus melhor...

    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  13. Cunhada!

    Já inclui seu blog, na minha lista de leituras diárias!

    Muito bons os textos e o seu ráciocinio é impecável!

    Sem contar as pitadas humor ácido, que dão tempero especial quando vc costuma comentar sobre algumas coisas meio "SEM NOÇÃO" como no post sobre os 10 mandamentos!

    Parabéns! e publique mais!

    ResponderExcluir
  14. Rafa, vc sabe q tem uma grande influência nesses pensamentos neh!? Fico feliz q esteja gostando...
    Obrigada,
    beijossssssss

    ResponderExcluir
  15. parabéns, escreveu exatamente o que penso!!!
    OBS: Postarei no face ok?

    ResponderExcluir

Compartilhar "pontos de vista" é sempre engrandecedor. Obrigada pela visita e volte sempre!