quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Por que não acreditar? II


       Somos “crescidinhos” para acreditar em seres fantásticos e, mais ainda, temos senso de justiça. Se, Papai Noel realmente existisse, talvez não fosse bem quisto por nós. Só alguns ganham o que pedem, e isso não é nada justo.
       Não podemos acreditar no Papai Noel porque ele tem que dar provas reais de sua existência: os presentes – concretos – de natal. Do contrário, se só pedíssemos presentes abstratos, seria bem mais fácil acreditar. Por isso, o escrito anterior “coitadinho do Papai Noel”. Se os pedidos fossem mais simples, ele teria mais prestígio.
        Alguém já pediu uma Ferrari para Deus? Pode até ter pedido, mas a Ferrari apareceu na garagem da casa como presente de Deus só por você ter sido uma boa pessoa? Aposto que não. A Deus, é pedido amor, paz, saúde, enfim, substantivos e presentes abstratos, pois dependem do seu jeito de levar a vida, das suas escolhas, tê-los ou não. Quando um presente concreto aparece entre pedidos a Deus, passa a ser abstrato também, porque vai continuar dependo de você a “busca” por tal presente.
       Pois é, o Papai Noel é injusto, sim! Mas, ninguém acredita nele, então, não importa como ele é ou deixa de ser, isso não interfere no comportamento e nem na conduta social. É só uma história inventada para dar magia à vida – de alguns.

3 comentários:

  1. o papai noel vermelho, foi difundido pela coca cola, o papai noel original era verde, mas mesmo assim, como diz a criancinha no video, hj ele parece um capitalista e tanto...
    Admito q os mitos são importantes na formação de uma cultura, mas chantagear uma criança é desumano...

    ResponderExcluir
  2. Possa, vi teu comentário lá no meu e corri para cá pra ver qual é que era, e gostei, um texto curto e direto, muito bom guria, não tinha parado pra pensar no Papai Noel assim, e acho bem válido, ele seria um tanto esquisito e nada bom...

    ResponderExcluir
  3. Eulison...
    deve ser legal esse papai noel "marciano" heheh
    e chantagem não é nada legal mesmo!!!

    Fabrício...
    veleu por ter visitado meu blog... o seu é muito legal!!!

    ResponderExcluir

Compartilhar "pontos de vista" é sempre engrandecedor. Obrigada pela visita e volte sempre!