Depois de participar do 1º Educar – palestras e minicursos oferecidos pela Secretaria de Educação de Espera Feliz –, usei um dos textos apresentados pela Professora Adriana Muller Dimas e Souza, “Circuito Fechado”, de Ricardo Ramos, na avaliação de interpretação e produção de texto dos meus alunos do 6º ano, que terminaram de estudar substantivo. Já havia estudado-o na faculdade, mas caiu no esquecimento. A crônica citada conta a rotina de um personagem desde o seu despertar até o adormecer, e é composta basicamente por substantivos. Pedi que os alunos fizessem uma pequena crônica, resumida mesmo, apenas com substantivos, contando o dia de: um cachorro, um super-herói, um professor, ou um aluno. Eis a “microcrônica” que gostaria de mostrar a vocês:
O Aluno.
Cueca, calça, meia, camisa, lápis, caderno, mochila, escola, recreio. Carro, estrada, barro, calipal, casa, roupa, mãe, pai, irmã, família, televisão, novela, Chaves, coberta, cama, travesseiro. Noite, manhã, sol, café, pasto, foice, banho, água, roupa, materiais, bolsa, escola.
Mateus Alves dos Santos.
Em “Circuito Fechado”, a primeira frase é: “Chinelos, vaso, descarga.”, o personagem acaba de acordar. O autor encerra a crônica com o personagem indo dormir. Percebam como o Mateus foi inteligente ao fazer a rotina começar com a preparação para a escola, e acabá-la de igual maneira, já que se tratava de um aluno.
Esta realidade, retratada com poucos substantivos, é a de um dia típico na vida de um estudante e morador da área rural, “barro, calipal... pasto, foice”. Pensei até em corrigir a palavra “calipal”, trocá-la por eucalipto, que tem muito na estrada. Por curiosidade, joguei a palavra num dicionário on line. Sem vergonha de assumir que eu não sabia disso, embora deduzisse por ter contado com a linguagem regional dos meus alunos: “ca.li.pal - sm (corr de eucaliptal) pop Redução fônica de eucaliptal”. Não tem o que corrigir, é “calipal” e pronto!
Pode parecer um textinho bobo, mas tem muita subjetividade. Levemos em conta que trata-se de um aluno de onze anos.
Então...
Basta plantarmos a sementinha da produção de texto que eles serão colhidos.
Esqueci de mencionar outra realidade de um aluno da área rural: dorme cedo!!! Está escrito lá: "... Chaves, coberta, cama, travesseiro"... Acabou o Chaves, cama! rsrsrs...
ResponderExcluirE a sementinha que se planta poderá um dia virar um perfumado e verdejante "calipal", como ese que inspirou o Mateus!
ResponderExcluirVc tem sido uma excelente semeadora...
ResponderExcluirRealmente, Farley rsrsr...
ResponderExcluir...
Obrigada, Vivian!!!
...
vcs dois mandam muito bem tbm, q eu sei!!!
O texto dele ficou muito bom e o seu também amiga!!!!
ResponderExcluirSimples e profundo...sorte do matheus ter uma professora deste gabarito..
ResponderExcluirJR
Muito obrigada, Elianai e João Ricardo!!!
ResponderExcluirAdorei... Gabrielle Torres
ResponderExcluirvaleu, Gabi, bjos!!!!
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