sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Adão e Eva eram inocentes!


          Primeiramente: por que Javé criou a serpente, que era um animal astuto e traiçoeiro? – ah! e falante. A serpente seduziu Eva e conseguiu fazer com que a mesma comesse o famoso fruto da árvore do bem e do mal – o fruto proibido.
          E qual foi o pecado de Eva? A desobediência! Foi o que eu sempre escutei.
          Porém, a pobrezinha da Eva ainda não conhecia o mal antes de provar o fruto. Sendo a desobediência um ato ruim, penso que Eva não o fez de propósito, com o intuito de irritar Javé e provocar sua própria morte “do dia em que dela (da árvore) comer, com certeza você morrerá”. Gên 2, 17.
        Se a primeira mulher da existência humana – segundo a bíblia – agiu por inocência – já que ela não conhecia o mal -, talvez merecesse um “perdãozinho”, não é!?
         Depois que Eva “desobedeceu” o Criador e tomou conhecimento do mal, deu a fruta a Adão – tudo bem, aí pode ter sido de propósito –, e ele também a experimentou. Se o pecado de Eva foi ter “manipulado” o homem depois de ela já saber discernir entre o bem e o mal, Adão não merecia ter sido expulso do paraíso, porque ele fez por inocência. Javé, tempos depois, disse a Moisés: “Este será perdoado a toda a comunidade dos filhos de Israel, e também ao imigrante que mora entre eles, porque todo o homem pecou sem querer”. Núm 15, 26.
         Não sou eu quem está dizendo que Adão e Eva mereciam o perdão, o próprio Deus afirmou que o pecado seria perdoado quando cometido “sem querer”.
          Continuando a leitura de Gênesis, veremos o real motivo do “castigo” que os primeiros seres humanos receberam: “Depois Javé Deus disse: ‘o homem se tornou como um de nós (nós!? mas, Ele não é o único!?), conhecedor do bem e do mal. Que ele, agora, não estenda a mão e colha também da árvore da vida, e coma, e viva para sempre”. Gên 3, 22.
         Pronto, agora ficou explicado! O homem tomou conhecimento do bem e do mal – como Javé –, se também vivesse para sempre, seria realmente como “um deles” – deus.
           A desobediência de Adão e Eva é o “motivo plausível” pelo qual nós, seus descendentes, vivemos em um mundo cheio de injustiça, violência, desigualdade...
            Realmente, foi muito merecido!!!
         E, o jardim do Éden está muito bem protegido contra os humanos, por querubins e a espada chamejante. Quanto à vida eterna... “Você é pó, e ao pó voltará”. Gên 3, 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar "pontos de vista" é sempre engrandecedor. Obrigada pela visita e volte sempre!